sexta-feira, 23 de abril de 2010
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Dia da Terra
O Dia da Terra, comemorado anualmente a 22 de Abril, é uma iniciativa que surgiu em 1970 nos Estados Unidos e que se alargou a todo o mundo nos anos seguintes, envolvendo milhares de pessoas, todos os anos, em iniciativas nas suas comunidades locais que têm como objectivo sensibilizar para a necessidade de um desenvolvimento das sociedades humanas compatível com a protecção ambiental.
É a este movimento global que Águeda se junta, encorajando os seus munícipes a aplicar o slogan “o que você [cada um de nós] faz conta”.
O Dia da Terra é uma oportunidade única para os cidadãos, organizações e governos se juntarem e, coordenadamente, colocarem em prática acções em prol de uma cultura ambiental mais responsável.
Hoje, dia mundial da Terra, devemos reflectir um pouco sobre os nossos actos ambientais. Há pequenas coisas que podemos fazer todos os dias para ajudar a reduzir a emissão de gases estufa e causar menos impacto prejudicial ao meio ambiente.
O site HowStuffWorks sugere 10 coisas que pode fazer para ajudar a salvar a Terra.
1. Tomar atenção na maneira se faz uso da água. As pequenas coisas podem fazer uma grande diferença. Toda vez que fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes, estará a fazer algo bom. Tente beber água de torneira em vez de água engarrafada, assim, não estará a desperdiçar todas aquelas embalagens também. Lave a roupa em água fria sempre que puder.
2. Deixe o carro em casa. Se conseguir ficar sem carro apenas 2 vezes por semana, reduzirá as emissões de gases estufa em uma média de 720 Kg por ano.
3. Caminhe ou vá de bicicleta até o trabalho, à escola e a qualquer lugar que puder. Pode reduzir a emissão de gases estufa enquanto queima algumas calorias, além de melhorar sua saúde. Se você não consegue caminhar nem andar de bicicleta, use veículos de transporte de massa ou faça uma viagem em grupo, em um carro particular, para o local de trabalho ou estudo.
4. Recicle. Se estiver indeciso na escolha de dois produtos, opte por aquele com menos embalagem. Se um prédio de escritórios com 7.000 trabalhadores, reciclasse todos seus restos de papel de escritório durante um ano, seria o equivalente a tirar quase 400 carros das ruas.
5. Adubo. Reduzir a quantidade de dejectos sólidos que produz num ano significa ocupar menos espaço em áreas usadas como depósito de lixo. Além disso, a compostagem é um óptimo fertilizante natural. Ao transformar seus dejectos em compostagem, pode reduzir a quantidade de lixo que você envia a depósitos.
6. Troque suas lâmpadas. Lâmpadas compactas fluorescentes duram 10 vezes mais do que uma lâmpada padrão e utilizam pelo menos dois terços a menos de energia.
7. Torne seu lar mais eficiente em termos de energia e economize dinheiro. Limpe os filtros de ar, de modo que seu sistema não tenha de trabalhar em tempo adicional. Obtenha um termóstato programável, de modo que você não esteja desperdiçando energia quando não estiver em casa. Quando for dormir, reduza a rtemperqatura do termóstato - não sentirá falta daqueles graus extras de calor ou de ar condicionado enquanto estiver dormindo.
8. Faça a manutenção de seu carro. Pneus vazios diminuem a economia de combustível em até 3% e levam a um aumento de poluição e maiores emissões de gases estufa. O facto de não estarem cheios também aumenta o desgaste do pneu, de modo que economizará dinheiro a longo prazo se fizer a verificação da pressão do pneu.
9. Conduza de modo mais inteligente. Diminua a velocidade - conduzir a cerca de 90 km/h em vez de 110 km/h na estrada proporciona uma economia significativa economia. Acelerar e travar de forma muito abrupta pode, na verdade, reduzir a economia de combustível.
10. Desligue as luzes quando não estiver na sala e tire da tomada os fios dos electrodomésticos quando não estiverem sendo utilizados. Leva apenas um segundo para ficar consciente em relação ao meio ambiente.
Cabe a cada um de nós dar o nosso pequeno contributo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)