segunda-feira, 19 de outubro de 2009

GEODicas 9ºano


MATÉRIA PARA O TESTE


*Definir conceitos (crescimento, desenvolvimento, desenvolvimento sustentável, esperança média de vida, taxa de alfabetização de adultos, PIB per capita, PNB per capita, …).
*Distinguir entre o crescimento económico e desenvolvimento.
*Caracterizar os países ricos.
*Caracterizar os países pobres.
*Justificar o aparecimento do conceito de desenvolvimento sustentável.
*Compreender o significado de Índice de Desenvolvimento Humano.
*Identificar os diferentes indicadores de medição do desenvolvimento.
*Exemplificar países com diferentes graus de desenvolvimento.
*Analisar mapas com contrastes espaciais nos níveis de desenvolvimento à escala mundial e regional .
*Identificar os NPI Novos Países industrializados.
*Caracterizar os NPI Novos Países industrializados.
*Identificar os contrastes no acesso à educação à escala mundial.
*Avaliar as consequências para os países em desenvolvimento, resultantes das carências nos sistemas de ensino.


Bom Estudo.

7 comentários:

  1. Anónimo17:52:00

    Olá stora,
    Obrigado.

    Anita

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:48:00

    olá professora,
    tenho uma dúvida...
    podia dizer a definição de desenvolvimento sustentavel, não encontro no livro.
    Obg

    Vitor

    ResponderEliminar
  3. Olá Vitor,
    Desenvolvimento sustentável visa a satisfação das necessidades das gerações presentes sem pôr em risco a satisfaçâo das necessidades das gerações futuras.
    Bj

    Nota: para a próxima coloca a turma.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:59:00

    Ola stora.
    Vamos ter assim tanta matéria para estudar e para dar na aula?
    Agora que já comentei estou perdoada.

    Bjs Fatinha 9/D

    ResponderEliminar
  5. Cláudia13:28:00

    Olá Setora !

    Eu não percebo o último ponto (avaliar as consequências para os países em desenvolvimento,resultantes das carências nos sistemas de ensino.)

    Será que me pode explicar por favor?!

    Cláudia Sofia
    9/A

    ResponderEliminar
  6. Olá Claúdia.
    Avaliar as consequências para os países em desenvolvimento,resultantes das carências nos sistemas de ensino.

    * Nos Paises em desenvolvimento as infra-estruturas escolares são reduzidas e na sua maioria com fracas condições fisicas, o que não favorece um ensino de qualidade, a taxa de analfabetismo é elevada. Assim,o grau de literacia ( capacidade de interpretação de documentos e textos escritos) da população é baixo, por isso quanto menor for a literacia da população de um país, piores serão os niveis de desenvolvimento.

    ResponderEliminar
  7. Cláudia10:27:00

    Obrigada Setora :)

    ResponderEliminar