A doença de DENGUE é transmitida através da picada de uma fêmea (mosquito) contaminada do Aedes aegypti, pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas. Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias em média) pode contaminar até 300 pessoas.
A malária ou paludismo é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito Anopheles.
A malária mata 3 milhões de pessoas por ano.
http://www.youtube.com/watch?v=m7PGcsV9yrM
Raquitismo é uma doença decorrente da mineralização inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisária. Está entre as doenças mais freqüentes da infância em muitos países em desenvolvimento. A causa predominante é a deficiência de vitamina D, seja por exposição insuficiente à luz solar ou baixa ingestão através da dieta; mas a deficiência de cálcio na dieta também pode gerar um quadro de raquitismo.
http://www.youtube.com/watch?v=YhIjRK4yxM4
Escorbuto, luzão kabuloso como primeiros sintomas hemorragias nas gengivas, tumefação purulenta das gengivas (inchaço com pus), dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, além de desestabilização dos dentes. É provocada pela carência grave de vitamina C na dieta.
A Tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) que geralmente se dissemina de pessoa para pessoa através do ar. Costuma infectar o pulmão, mas pode ocorrer em praticamente todos os locais do organismo. A incidência de tuberculose está aumentando, em especial as variedades resistentes a drogas. Os pacientes infectados pelo HIV correm risco especial.
A lepra (hanseníase, morfeia (éi), mal de Hansen, mal de Lázaro), é uma doença infecciosa[1] causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen. É chamada de "a doença mais antiga do mundo", afectando a humanidade há pelo menos 4000 anos.
A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA, normalmente em Portugal, ou AIDS, mais comum no Brasil) é o conjunto de sintomas e infecções em seres humanos resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH, ou HIV segundo a terminologia anglo-saxónica). O alvo principal são os linfócitos T CD4+, fundamentais para a coordenação das defesas do organismo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário